Capitólio

 

Capitólio - A Origem do Nome

Quando se fala em Capitólio a primeira dúvida que surge é com respeito a origem do nome.
A palavra Capitólio vem do Latim, “Capitolium”, nome de um templo da Roma antiga, dedicado a Júpiter, o pai dos deuses entre os romanos da antigüidade.
Este templo foi edificado num monte (monte Capitolino) localizado em uma das sete colinas da Roma republicana, entre o Quirinal e o Tibre, colina que termina, ao sul, com uma encosta abrupta, a rocha Tarpeia, de onde eram precipitados de onde eram precipitados os traidores de Roma.

Daí provém a locução:“ Do Capitólio à rocha Tarpeia não vai mais que um passo”, quando se quer dizer que muitas vezes a abjeção extrema segue de perto o triunfo...
O termo Capitolium, pôr sua vez, se origina do radical“caput, capitis”, que significa cabeça, topo.
O nome Capitólio tem sido dado a vários monumentos contemporâneos, como, pôr exemplo, o de Washington, nos Estados Unidos.
No sentido figurado, a palavra Capitólio tem o sentido de glória, triunfo, explendor. Subir ao Capitólio significa triunfar....

Geografia

A cidade de Capitólio está localizada próxima ao Lago de Furnas e, ao Sul, é margeada por um dique com 700 metros de extensão. Do outro lado do dique começa uma represa com altitude inferior e, forma assim, o belo lago que margeia a cidade.
Capitólio está numa altitude de 745 metros e tem cerca de 8.700 habitantes. Os pontos mais elevados variam entre 1.255 a 1.293 metros de altitude.
O clima é tropical de altitude, com temperatura média anual em torno de 20ºC.